terça-feira, 29 de novembro de 2011

A S. Lourenço a caminho do ESAC / ESA



   No âmbito da exploração espacial, a agência norte americana NASA é sobejamente conhecida. Todavia muitas outras nações possuem as suas respetivas agências e programas espaciais. É o caso da Rússia, da China, do Japão, do Canadá, do Brasil, do México ...


  Naturalmente que a Europa no seu conjunto não podia ficar à margem dos desafios científicos, tecnológicos e comerciais que a exploração espacial envolve. Basta para tanto atender por exemplo, a todo o mundo das telecomunicações (rádio, televisão, telefone, telemóveis, etc.), aos sistemas de geo-referenciação (GPS, Galileo), para além do conhecimento e da investigação cientifica em si mesmos. Foi assim que há já algumas décadas, alguns países europeus foram aos poucos se associando em projetos de índole espacial, face às avultadas verbas envolvidas, constituindo também eles, em 1973, a sua própria agência espacial, a ESA – Agencia Espacial Europeia.
  O que porventura será menos conhecido, até mesmo em Portugal, é o que o nosso país se tornou membro da ESA em 1 de Janeiro do ano 2000, tornando-se no 16º membro da Agência Espacial Europeia. Portugal possui assim também a sua agência espacial - a ESA, partilhada naturalmente com os nossos parceiros europeus. Contribuímos dentro das nossas possibilidades e dimensões para o orçamento da ESA através dos impostos de todos os portugueses, mas sobretudo, damos a nossa contribuição de uma forma efetiva e empenhada, através do trabalho, dedicação e esforço dos nossos melhores cientistas, investigadores, engenheiros, especialistas e demais cidadãos nacionais que trabalham na ESA.
  As instalações da ESA encontram-se repartidas pelos diferentes países europeus membros, sobretudo os mais antigos, sendo a base de lançamento dos veículos espaciais na dependência francesa da Guyana, na América do Sul, para melhor aproveitar a proximidade ao equador terrestre e consequente maior velocidade de rotação da Terra.
  A instalação da ESA que mais próximo se situa de Portugal é o ESAC – Centro Europeu de Astronomia Espacial, nas proximidades de Madrid. O ESAC apenas abre as suas portas a não investigadores durante duas semanas por ano, na última semana de Novembro e na primeira de Dezembro de cada ano, altura em que as Escolas e Universidades são convidadas a candidatarem-se a tais visitas. Pelo segundo ano consecutivo, a Escola Secundária de S. Lourenço candidatou-se, sendo que desta vez conseguiu que integrássemos o conjunto restrito de Escolas e Universidades contempladas com a possibilidade de visitar as instalações do ESAC, possibilidade essa que iremos  partilhar com a Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Portalegre, e que se constituirá na primeira visita de alunos portugueses às instalações do ESAC.

Sem comentários:

Enviar um comentário