terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Barragens - I ... as mais altas !

  A propósito do Alqueva, fará sentido indagar quais são mesmo as maiores barragens existentes à face da Terra. E constata-se que aqui, é preciso ainda ser mais criterioso do que nos túneis, do que nos edifícios ou mesmo até do que na população das cidades. É que existem critérios variados para avaliar da dimensão de uma barragem. Comecemos por aquele que é o mais pacífico - o da altura da estrutura da barragem propriamente dita. Assim, a barragem mais alta do mundo é... no Tajiquistão, imaginem só, uma antiga república soviética, que faz fronteira entre outros com o Afeganistão, o Paquistão e a China.


 Trata-se da barragem de Nurek, com 300 metros de altura, ou seja quase da altura da Torre Eiffel (324m) ! tendo sido concluída em 1980, ainda na União Soviética.


 Curiosamente, o Tajiquistão, está a construir uma barragem ainda mais alta, que será a de Rogun e que terá 335 m de altura !
  Olhem só como avança a construção da barragem e como é encarada como um desígnio nacional, pois irá dotar o Tajiquistão das reservas estratégicas de água necessárias à irrigação dos campos semidesérticos e naturalmente da fenomenal produção de energia elétrica.


  A construção de barragens tem um impacto muito maior no nosso planeta do que se possa imaginar, uma vez que a retenção de imensas massas de água em níveis mais elevados, quando em condições normais escoariam de imediato para o mar, tem levado imaginem só, ao ajudar à diminuição da velocidade de rotação da Terra, processo esse que é natural devido ao constante atrito das marés - são oceanos a subir e a descer duas vezes por dia, mas que a construção das barragens tem acelerado.
O dia (e a noite!) na Terra está a ficar um pouco maior, pois esta está a rodar um pouco mais lentamente. Já sabem, entre outras razões, o porquê de alguns 31 de Dezembro terem por vezes um segundito a mais. São acertos necessários, para que os calendários continuem mais ou menos a bater certo.

http://gigantesdomundo.blogspot.com/2011/12/nurek-dam-tajiquistao-represa-mais-alta.html

 E na Europa ? Qual a barragem mais alta ?
 Tem 285 metros, é atualmente a terceira mundial e fica na Suiça. É a Grande Barragem Dixence .
 

Brutal, não é ?


Vejam com mais atenção e com mais detalhe:


Pois, mas a Suiça ainda não é da União Europeia. E na nossa União ? Qual a mais alta barragem ?
Fica em Itália e tem 261 m de altura. A Barragem  Vajont !


  Para além da altura, a barragem Vajont ficou tristemente célebre por, em Outubro de 1963, um desprendimento de terras nas montanhas ter originado uma onda gigante com mais de 100 metros de altura, que passou por cima da barragem acabando por matar mais de duas mil pessoas enquanto dormiam, na localidade no sopé da barragem .






 A nossa Barragem do Cabril perto de Pedrogão Grande, com os seus 132 m de altura, fica ainda nas 220 mais altas barragens mundiais.
Todavia, a Barragem de Aldeadávila, no Douro Internacional, tem 140 metros de altura, e embora tenha sido construída por Espanha e pertença a Espanha, amarra naturalmente de um dos lados a Portugal.


  Mesmo assim, ainda não é a mais alta barragem espanhola, pois essa é a fabulosa Barragem de Almendra, entre Zamora e Salamanca com 202 metros, no rio Tormes.



  A nossa Barragem de Alqueva, foi inicialmente projetada com 152 metros de altura, sendo que, por razões ambientais, foi construída com "apenas"  96 metros.
  A engenharia portuguesa, projetou e construiu a terceira mais alta barragem de África, a barragem de Cahora Bassa, em Moçambique, entre 1969 e 1974 com 171 metros de altura.



Sem comentários:

Enviar um comentário