quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Túneis II

  Já vimos (post de 06/12) que os maiores túneis do mundo são túneis para o transporte e abastecimento de água, aquedutos portanto, alguns com mais de 100 km de comprimento!
  Só na sexta posição mundial surge o maior túnel não aqueduto - o túnel de Seikan, um túnel ferroviário com quase 54 km de comprimento e que se situa no Japão. Todavia, encontra-se já destronado, pelo túnel ferroviário da Base do São Gotardo, que está em fase de acabamentos e que entrará ao serviço em 2017, com uma extensão de 57 km, passando a ser o maior túnel mundial não destinado ao abastecimento de água.
   Porém, o túnel mais famoso do mundo continua sendo o Túnel da Mancha, quer porque uniu a Grã-Bretanha ao resto do Continente Europeu, fazendo com que aquela deixasse tecnicamente de ser uma ilha, quer porque uniu dois países vizinhos e historicamente rivais e os fez mais uma vez cooperar, como aliás já tinha sucedido na passado aquando do projeto Concorde.

  No entanto o Túnel da Mancha, também conhecido por Eurotunnel, continuará sendo o maior túnel não aqueduto da União Europeia e sobretudo, o maior túnel mundial subaquático bem como o maior túnel  internacional em termos absolutos.





  Curiosamente, após estes três gigantes ferroviários, os túneis seguintes no que toca a dimensões, são ainda ferroviários, mas de uma ferrovia especial - são túneis de metropolitano.
 É assim que o maior túnel de metropolitano do mundo, com uma extensão de 47,6 km é a linha 5 do Metro de Seul, na Coreia do Sul.




 Só depois surge o maior túnel de metropolitano da Europa - a linha 9 do Metro de Moscovo, com 41,5 Km.


 Atenção que existem linhas de metropolitano mais extensas, mas que por passarem à superfície, deixam de ser consideradas um único túnel.


 O Metro de Moscovo é em si mesmo um autêntico monumento. Ora vejam com atenção:




  Prosseguindo na lista dos túneis mais extensos, continua-se ainda nos maiores túneis de metropolitano. É assim que com 40,9 km, se segue o maior túnel de metropolitano da União Europeia - a L12 (Metro Sur) do Metro de Madrid .





 Saiba mais sobre o Metropolitano de Madrid :

http://pt.wikipedia.org/wiki/Metro_de_Madrid


 Todavia a ampliação em curso do Metropolitano de Barcelona irá conduzir nas linhas 9 e 10 a um túnel de dimensão superior, com 43,7 km, que passará a ser o maior túnel de Metropolitano da Europa., quando terminado em 2013. Até nisto a rivalidade Madrid / Barcelona se faz sentir .

 http://pt.wikipedia.org/wiki/Metro_de_Barcelona


  Depois de mais linhas de diferentes metropolitanos,  se seguirem na lista dos maiores túneis, nomeadamente o Metro de Tóquio,


a linha 6 do Metro de Moscovo, a linha 7 do Metro de Madrid,  os Metros de Berlim,


Montreal


e Sâo Petersburgo
 e após mais alguns aquedutos e túneis de alimentação de barragens hidroeletricas e de mais um túnel ferroviário na Suiça sob os Alpes, encontramos na 22ª posição o maior túnel sem ser de metropolitano da Península Ibérica - o túnel ferroviário de Guadarrama, com 28,4 km de extensão, na linha de alta velocidade AVE, Madrid - Valladolid .


  E eis que com 26,6 km e na posição 26ª absoluta mundial, surge um túnel muito especial, o túnel LHC do CERN - o maior acelerador de partículas subatómicas do Mundo e que tão gratas recordações traz à Escola de S. Lourenço, aquando da nossa última visita em Junho de 2009. Detenhamo-nos então um pouco mais nessa esplendorosa visita.





Sem comentários:

Enviar um comentário