terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Túneis - I

  À semelhança dos edifícios GRANDES

 http://clubeuropeuessl.blogspot.com/2011/11/edificios-grandes.html

também quando se fala das dimensões dos túneis, tem de se ter muito bem presente do que se está a falar. De fato, existem túneis rodoviários, túneis ferroviários, túneis de metropolitano, túneis para abastecimento de água, túneis para aceleradores de partículas subatómicas, etc ...
  As grandes diferenças, para além do comprimento, que é normalmente o que nestas situações se pretende comparar, residem na secção e no diâmetro dos mesmos.

  Em termos absolutos, pode-se dizer que os maiores túneis do mundo, são túneis para abastecimento de água. Os cinco maiores túneis mundiais, são portanto aquedutos, a que se juntará um sexto que se encontra em construção e todos com mais de 80 km´s !! de extensão.

  O maior túnel do mundo é assim o Delaware Aqueduto, construído entre 1939 e 1945 para abastecimento de água à cidade de Nova Iorque com 137 km´s de extensão e diâmetro de 4,1 metros, responsável ainda hoje por metade da água que chega à cidade, debitando 4,9 milhões de metros cúbicos por dia e que será reforçado a partir de 2020 com a conclusão do New York City Tunnel, que com os seus 96,5 km´s de extensão passará a ser o terceiro maior túnel mundial.



 Pelo meio, na segunda posição, fica o maior túnel europeu, também para abastecimento de água. Situa-se na Finlândia e tem 120 km´s de comprimento, com um diâmetro de aproximadamente 6 metros. Construído entre 1972 e 1982, o Paijanne Tunnel abastece de água as cidades do sul da Finlândia em redor da capital 
Helsínquia.





 E só na sexta posição dos túneis mais extensos, surge por fim o primeiro que não se destina a abastecimento de água. Trata-se de um túnel ferroviário. Fica no Japão e tem quase 54 km de comprimento, dos quais 23 km sob o leito marinho - é o túnel de Seikan !


 Atente-se nas curiosas decorações dos comboios que percorrem o túnel de Seikan, que de momento é o maior túnel do mundo totalmente terminado e que não é aqueduto.



 Ora foi justamente o túnel de Seikan que foi destronado em 15 de Outubro de 2010, quando pela primeira vez os dois lados da perfuração do que virá a ser o maior túnel ferroviário do mundo, se uniram, terminando a perfuração do Túnel da Base do São Gotardo na Suiça, sob os Alpes, com uma extensão total de 57 km´s.
A construção do túnel tem contado com a colaboração de imensos trabalhadores portugueses como se pode constatar pelas fotos de celebração da conclusão da perfuração do troço principal.


Assistam ao momento:




 

como se constata, muitos portugueses deram o seu contributo para a construção do que virá a ser o maior túnel ferroviário do mundo. Vejamos alguns dos seus depoimentos :

 

saibam tudo sobre a construção dos grandes túneis mundiais e também da do Túnel da Base do São Gotardo :

1 comentário:

  1. fantastico!!! meu senho sempre foi esstudar engenharia mas nao tive e nao tenho condiçoes de pagar meus estudos!! alinevaleria@live.it

    ResponderEliminar