terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Aeroporto de Madrid, Barajas ...

 Completa-se hoje precisamente um ano que o Clube Europeu da Escola Secundária de S. Lourenço embarcou numa viagem memorável - o de ir em representação de Portugal, das Escolas, dos estudantes e dos professores portugueses ao coração da democracia na União Europeia - o Parlamento Europeu em Estrasburgo, para participar em mais uma edição do Euroscola.


 E lá rumámos nós, com muito frio, mas também com muita vontade de representarmos condignamente o nosso país e de estarmos à altura das responsabilidades que por mérito próprio, nos tinham sido incumbidas.



 E a própria viagem foi toda ela concebida para dar corpo ao espírito europeu, dirigindo-nos nós, noite dentro, ao aeroporto de Madrid, Barajas.
  Espreitem que vale a pena:


  E vejam só, como os 24 participantes, os dois professores, os dois acompanhantes e o nosso jornalista de serviço, se meteram à estrada:


 O novo terminal T4 do aeroporto de Barajas encontra-se entre os 30 maiores edifícios do mundo em área ocupada, sendo o 3º maior da Europa e da União Europeia, apenas ultrapassado pelo terminal do aeroporto de Barcelona (mais uma vez a eterna rivalidade Madrid / Barcelona!),


e pelo maior edifício em área coberta da União e 4º mundial - o Mercado das Flores de Aalsmeer, na Holanda.



 O aeroporto de Madrid / Barajas foi em 2010 o 12º maior aeroporto do mundo em número de passageiros, sendo o 4º da Europa e da União Europeia, apenas ultrapassado por Frankfurt (3º), Paris / Charles de Gaulle (2º) e pelo maior aeroporto da Europa - Londres / Heathrow, o quarto mundial depois de Chicago (3º), Pequim (2º) e do maior de todos - Atlanta, no estado da Geórgia, Estados Unidos da América.



 

  E foi assim, que desde Barajas, voámos para o segundo maior aeroporto da Europa em número de passageiros - o aeroporto Charles de Gaulle em Paris.


1 comentário: