domingo, 12 de fevereiro de 2012

Catedral de Estrasburgo - As mais altas Igrejas !

 As vozes inconfundíveis de Édith Piaf e de Charles Aznavour numa singela homenagem à cidade de Estrasburgo, onde pontifica de sobremaneira a sua Catedral.

 

 A Catedral de Estrasburgo foi durante 222 anos o edifício mais alto do Mundo. Com os seus 144 metros de altura, reinou como a estrutura mais alta feita pelo Homem, entre os anos de 1625 e 1847.


Curiosamente, para alcançar tal estatuto, beneficiou de dois azares ocorridos a dois edifícios mais altos já existentes !
 Os registos históricos indicam-nos as pirâmides egípcias como os edifícios mais altos construídos na antiguidade. É assim que desde a sua construção em 2600 a.C. até à conclusão da pirâmide de Quéops em 2570 a.C., surge a Pirâmide Vermelha com os seus 105 m, como sendo a mais alta estrutura construída até então, que como se constata ficou meio torta, sendo notória a sua imperfeição.


  A conclusão da Grande Pirâmide de Quéops, veio a originar a mais alta estrutura construída por um período de nada mais nada menos do que 3900 anos !!!


 Eram 146,6 metros de altura. E dizemos eram, porque a erosão dos quatro milénios e meio entretanto decorridos, já provocou uma perda de mais de 9 metros de altura!, pelo que atualmente a pirâmide apresenta uma altura ligeiramente superior aos 137 m.
 Foi preciso esperar pelo ano de 1300 d.C., para que a Catedral de Lincoln em Inglaterra, 
superasse tal altura, atingindo os 160 m, e também para que o título chegasse à Europa, onde ficou por 630 anos, à exceção dos 5 anos que o Monumento a Washington reinou,


imediatamente antes da conclusão da Torre Eiffel.


  A Catedral de Lincoln que se reproduz tal como se nos apresenta hoje, com "apenas"  83 m, uma vez que em 1549 uma tempestade destruiu o pináculo central, que atingia os tais 160 m.
  A Igreja de Santo Olavo em Tallin na Estónia, que tinha sido concluída em 1519 com menos um metro de altura !!! passou assim a ostentar o título de edifício mais alto do mundo.



 ( C O N T I N U A )

Sem comentários:

Enviar um comentário