quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Concorde - o mito !

 A chegada ao aeroporto Charles de Gaulle em Paris, faz sempre recordar com imensa nostalgia, o porventura mais elegante e mítico avião de todos os tempos - o Concorde.


 Fruto da cooperação franco-britânica em matéria de aviação civil, o supersónico Concorde constituiu-se como um marco no transporte comercial de passageiros.


  Atingindo Mach 2 ou seja, duas vezes a velocidade do som, qualquer coisa como 2500 km / h e voando a uma altitude de mais de 17 000 m, o Concorde marcou toda uma época !

http://pt.wikipedia.org/wiki/Concorde


 O projeto Concorde foi fundamental na afirmação da industria aeroespacial europeia, vindo a constituir-se como o embrião do que é hoje a mais poderosa industria aeronáutica mundial - a Airbus !



 

 Em qualquer dos casos, o trágico acidente de Julho de 2000 mais não fez do que acelerar o fim de vida do Concorde, uma vez que em aviação, 25 anos é o normal tempo de vida de qualquer modelo comercial. Pode-se portanto dizer que o Concorde "morreu" de morte natural, agravada por desde a sua génese padecer de um problema básico: o de ser pouco ecológico e pouco amigo do ambiente.


 Fica a evocação do que foi um verdadeiro ícone da Europa dos tempos modernos:




Sem comentários:

Enviar um comentário