segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Parlamento Europeu - EUROSCOLA, Fev./ 2011. EUROGAME - a Taça é nossa !


  E pronto, o grande dia chegou.
  Fomos os primeiros a apresentarmo-nos no edifício Louise Weiss, sede do Parlamento Europeu. 
 Tudo ajudou, desde a nossa vontade madrugadora, ao integral cumprimento por parte de todos dos horários estabelecidos, até ao excelente sistema de transportes públicos, que por estas paragens do centro e norte da Europa, funcionam de uma forma irrepreensível..
 Tal facto mereceu desde logo simpáticos reparos por parte da diligente organização, mais habituada aos retardatários sulistas. Desta vez não fizemos as coisas por menos, e foi com imensa delícia  que fomos contemplando os esbaforidos germânicos, nórdicos, eslavos e balcânicos a chegarem a conta gotas enquanto calmamente saboreávamos o frugal pequeno almoço continental que o Parlamento Europeu colocou à disposição de todos.
  Desde logo alunos e professores foram separados, promovendo-se assim desde o primeiro instante a interação entre as diferentes nacionalidades, por forma a esbater as eventuais diferenças e potenciar os fatores comuns.
  A língua ?
  É sem duvida importante, mas no Parlamento Europeu ninguém deixa de se fazer entender por causa da língua. Nas intervenções formais, a tradução foi assegurada em inglês, francês e alemão.


 E como ficámos pasmados, ao constatar que alunos irlandeses, finlandeses ou dinamarqueses optaram por se dirigir ao hemiciclo num castelhano corretissimo. Como é grande o fosso norte/sul em termos das aprendizagens linguísticas na União, e como por paragens mais setentrionais já se percebeu que a breve trecho o castelhano será mesmo uma das três línguas mundiais internacionais, a par do inglês e do mandarim.
 Nas intervenções informais, com pequenos esforços de ambas as partes, a mensagem acaba sempre por passar e os entendimentos fluem sem grandes obstáculos.
 Recordem o que na altura ficou registado:


e revejam esse dia memorável:


bem como alguns dos ecos que teve na imprensa escrita e falada da nossa região:

1 comentário: