domingo, 5 de fevereiro de 2012

Valencia C.F.

 O clube desportivo mais representativo da Comunitat Valenciana é sem dúvida alguma o Valência C.F.



 Com mais de 90 anos de história é o 5º clube espanhol, ocupando a 53ª posição mundial, num ranking  de títulos e troféus conquistados, que não andará muito longe da verdadeira valia histórica dos clubes mundiais, e onde naturalmente os gigantes Real Madrid e Barcelona,




ocupam as duas posições cimeiras a nível mundial, sendo secundados pelos italianos AC Milan e Juventus de Turim.






vindo só depois os anglo-saxónicos Bayern Munique e Manchester United.





Apenas na sétima posição surge o primeiro clube não europeu, o sul-americano Peñarol de Montevideu, do Uruguai,

e depois na 8ª , os argentinos do Boca Juniors.


Portanto a União Europeia mais uma vez em grande, ao apresentar os seis melhores clubes de futebol do mundo.


 A supremacia mundial dos clubes de futebol da União Europeia é de tal ordem, que nos 13 primeiros classificados em termos de títulos e troféus oficiais conquistados de sempre, surgem nada mais nada menos do que 11 clubes da União.
  Curiosamente essas 12ª e 13ª posições mundiais, são ocupadas pelos nossos FC Porto e  SL Benfica,




 

que se situam logo atrás dos holandeses do Ajax de Amesterdão,

dos ingleses do Liverpool,


 e dos italianos do Inter de Milão.



 Milão é assim a primeira cidade a conseguir colocar dois clubes de futebol no top mundial.


 Buenos Aires na Argentina, é a segunda a fazê-lo, uma vez que o River Plate, ocupa a 14ª posição mundial logo atrás do Benfica.



 A Itália consegue assim colocar três clubes no top do futebol mundial de sempre em termos de títulos e troféus oficiais conquistados - AC Milan, Juventus de Turim e Inter de Milão. A Espanha dois - Real Madrid e Barcelona. A Inglaterra também dois - Manchester United e Liverpool, assim como Portugal - FC Porto e SL Benfica. Fora da União Europeia, a Argentina também coloca dois clubes nos mais de sempre - Boca Juniors e River Plate.
 Alemanha, Holanda e Uruguai têm também cada um o seu representante, respetivamente Bayern de Munique, Ajax de Amesterdão e Peñarol de Montevideu. De todos estes países, apenas Portugal e a Holanda ainda não atingiram o título mundial a nível de seleções, sendo que a Holanda coleciona três amargas derrotas em finais

 Porto e Benfica, para não variar, até aqui experimentam uma rivalidade exacerbada, ao encontrarem-se separados apenas por nove pontos num total de quase mil possíveis. Portanto a liderança histórica do futebol português encontrar-se-á em disputa mais uma vez na próxima época, sendo que cada titulo e troféu em disputa podem fazer pender a balança para um dos lados - Supertaça, Taça da Liga, Taça de Portugal, Campeonato Nacional, Liga Europa, Liga dos Campeões, Supertaça Europeia, Campeonato Mundial de Clubes. Enfim, o céu é o limite em termos das próximas conquistas.



 Por sua vez o Sporting CP, ocupa a 36ª posição na lista dos melhores clubes de futebol do mundo de sempre em termos de títulos e de troféus oficiais conquistados.

 Curiosamente, a primeira potência futebolística mundial, que é sem qualquer dúvida o Brasil, tanto pelos seus 5 títulos mundiais conquistados, como por ser o único país que marcou presença em todas as fases finais de Campeonatos do Mundo, quer sobretudo pela quantidade e qualidade dos seus futebolistas, que se encontram espalhados por praticamente todos os grandes clubes mundiais, o Brasil dizíamos, a nível de clubes a apresentar uma prestação bem mais modesta, o que denota o elevado nível competitivo entre os seus diferentes clubes nacionais e a forma como os melhores jogadores se encontram por eles bem repartidos.
 Assim, nos vinte melhores clubes mundiais de todos os tempos em termos de títulos e troféus oficiais conquistados, o Brasil apresenta apenas dois clubes. São ambos paulistas e surgem na 17ª e 19ª posições mundiais:
o São Paulo

e o Santos


ficando atrás dos escoceses do Glasgow Rangers, na 15ª posição

e dos argentinos do Independiente, na 16ª posição.


 O Nacional de Montevideu, Uruguai ocupa a 18ª posição


 ficando a 20ª posição para o primeiro clube africano, o Al Ahly do Cairo.


 Resumindo o Top 20 dos Clubes Mundiais de todos os tempos, em termos de títulos e troféus oficiais conquistados, temos

 Europa   - 12  ( todos da União Europeia)

 América -   7  ( todos da América do Sul)

 África    -   1

  Por países o primeiro lugar pertence à Itália que apresenta três clubes no Top 20 mundial - AC Milan, Juventus de Turim e Inter de Milão. Em segundo lugar, também com 3 clubes, vem o Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte, com o  Manchester United, o Liverpool e o Glasgow Rangers.
  Porém em termos futebolísticos, o Reino Unido encontra-se dividido nas respetivas federações nacionais - Inglaterra, Escócia, Gales e Irlanda do Norte, pelo que tal divisão acaba dando a primazia à Argentina que também coloca 3 clubes no Top 20 e todos praticamente da mesma cidade - Buenos Aires, uma vez que o Independiente pertence à Área Metropolitana de Buenos Aires.

 Buenos Aires consagra-se assim a cidade capital mundial do futebol, sendo a vice-capital  Milão. A terceira cidade mundial do futebol é Montevideu, capital do Uruguai.

 Espanha, Inglaterra, Portugal, Uruguai e Brasil ocupam os lugares seguintes com dois clubes cada. Por fim Alemanha, Holanda, Escócia e Egipto colocam um clube cada no Top 20 Mundial de Clubes de todos os tempos em termos de títulos e troféus oficiais conquistados de acordo com a valia dos respetivos países e campeonatos.

 Ranking de países por clubes:

  1 - ITÁLIA             ( AC Milan, Juventus de Turim, Inter de Milão )
   .  REINO UNIDO ( Manchester United, Liverpool, Glasgow Rangers )
  2 - ARGENTINA  ( Boca Juniors, River Plate e Independiente ), todos de BUENOS AIRES
  3 - ESPANHA        ( Real Madrid, Barcelona )
  4 - INGLATERRA  ( Manchester United, Liverpool )
  5 - PORTUGAL     ( FC Porto, SL Benfica )
  6 - URUGUAI        ( Peñarol, Nacional ), ambos de MONTEVIDEU
  7 - BRASIL            ( São Paulo, Santos ) ambos do mesmo Estado Brasileiro
  8 - ALEMANHA   ( Bayern de Munique )
  9 - HOLANDA      ( Ajax de Amesterdão )
10 - ESCÓCIA        ( Glasgow Rangers)
11 - EGIPTO            ( Al Ahly do Cairo )

 Consultem quem sabe e quem se dedica a estas coisas:


  
 Porém,  o Valência C. F. passa a ser o terceiro clube espanhol  se considerarmos os títulos internacionais  bem como apenas os campeonatos de Espanha, deixando de o ser apenas  quando consideramos a totalidade dos títulos  de competições nacionais, sendo então superado pelos Atléticos:



 o de Bilbau, 30º mundial e o de Madrid, na posição 34ª e atual detentor da Liga Europa.


 É porém na última década que o Valência C. F. obtem os melhores resultados desportivos da sua longa história, com duas presenças em finais da Liga dos Campeões da UEFA.

( C O N T I N U A )

Sem comentários:

Enviar um comentário